JHBuild e GNOME
Esta seção fornece um guia em compilação, instalação e execução do GNOME.
3.1. Compilando GNOME
Para compilar o GNOME, são necessários pacotes de desenvolvimento. Isso inclui:
-
DocBook XML DTD e folhas de estilos XSLT. Estas precisam estar registradas no catálogo XML (/etc/xml/catalog).
-
Bibliotecas X
-
libsmbclient do Samba (usado para navegar por redes Windows).
-
libbz2 do bzip2.
-
libpng, libjpeg e libtiff (usado para carregar imagens).
Se instalando pacotes de distribuição, e se aplicável a sua distribuição, instale os pacotes “dev” ou “devel” correspondentes. Uma lista de nomes de pacotes de diferentes distribuições é mantida no wiki do GNOME.
3.2. Executando um único aplicativo do GNOME
Esta seção detalha como executar um único aplicativo do GNOME. O aplicativo vai executar dentro no ambiente atual. Para executar o aplicativo dentro do GNOME do JHBuild veja Section 3.3 ― Executando o ambiente GNOME.
Abra um shell do JHBuild. O shell do JHBuild tem todas as variáveis de ambiente necessárias definidas.
$ jhbuild shell
Verifique o aplicativo correto que será executado. Por exemplo:
$ which gedit /opt/gnome/bin/gedit
Execute o aplicativo:
$ gedit &
Alternativamente, execute o aplicativo usando o comando run:
$ jhbuild run gedit
3.3. Executando o ambiente GNOME
Crie uma nova conta de usuário para executar o GNOME do JHBuild. Executar o GNOME do JHBuild usando uma conta de usuário diferente é recomendado para evitar problemas causados pelas configurações de usuário armazenadas na pasta pessoal. Este manual chama esta nova conta de usuário de gnomedev.
Configure o JHBuild na nova conta gnomedev. Copie ou crie um link simbólico de ~/.config/jhbuildrc e ~/.local/bin/jhbuild para a pasta pessoal do gnomedev.
Abra um terminal como o usuário gnomedev. Adicione permanentemente ~/.local/bin para a variável PATH, execute o seguinte comando:
$ echo PATH=$PATH:~/.local/bin >> ~/.bashrc
Teste se o JHBuild funciona:
$ jhbuild run pkg-config gtk+-2.0 --modversion 2.20.1
3.3.1. Configurando o GNOME para executar do gerenciador de exibição
Compile e instale o GNOME do JHBuild.
Habilite os sistemas de serviço. O GNOME do JHBuild vai usar o daemon do D-Bus do sistema em /usr/bin e os sistemas de serviços dentro de /usr/share/dbus-1/system-services/. O GNOME do JHBuild vai usar o daemon do D-Bus da sessão do JHBuild e os serviços dentro /opt/gnome/share/dbus-1/services/. Substitua /opt/gnome com o prefixo (prefix) de instalação do GNOME no comando abaixo:
$ rm -rf /opt/gnome/var/run/dbus $ ln -s /var/run/dbus /opt/gnome/var/run/dbus $ rm -rf /opt/gnome/var/lib/dbus/machine-id $ ln -s /var/lib/dbus/machine-id /opt/gnome/var/lib/dbus/machine-id
Crie um script de inicialização do GNOME em /usr/bin/gnome-jhbuild-session com o seguinte, substituindo /opt/gnome com o prefixo (prefix) de instalação do GNOME:
#!/bin/sh
GNOME=/opt/gnome
GDK_USE_XFT=1
XDG_DATA_DIRS=$XDG_DATA_DIRS:$GNOME/share
XDG_CONFIG_DIRS=$XDG_CONFIG_DIRS:$GNOME/etc/xdg
jhbuild run gnome-session
Torne o arquivo /usr/bin/gnome-jhbuild-session um executável:
$ chmod a+x /usr/bin/gnome-jhbuild-session
Para adicionar uma nova entrada de sessão no gerenciador de exibição, crie /usr/share/xsessions/gnome-jhbuild.desktop e digite:
[Desktop Entry] Name=GNOME (JHBuild) Comment=Esta sessão conecta você na sessão de teste do GNOME TryExec=/usr/bin/gnome-jhbuild-session Exec=/usr/bin/gnome-jhbuild-session Icon= Type=Application
Reinicie o gdm.
3.3.2. Executando o GNOME do gerenciador de exibição
Para executar o GNOME do JHBuild, selecione a sessão do GNOME (JHBuild) no gerenciador de exibição antes de digitar as credenciais do gnomedev. Havendo sucesso, GNOME do JHBuild vai ser exibido. Não havendo sucesso, verifique o arquivo de log. O arquivo de log está localizado no ~gnomedev/.cache/gdm/session.log ou ~gnomedev/.xsession-errors.