Introdução
JHBuild é uma ferramenta projetada para facilitar a compilação de coleções de pacotes fontes, chamados de “módulos”. JHBuild usa arquivos de “coleção de módulos”, ou module sets, para descrever os módulos disponíveis para compilação. Os arquivos de “coleção de módulos” incluem informações de dependências que permite ao JHBuild descobrir que módulos são necessários para compilar e em que ordem.
JHBuild foi escrito originalmente para compilar o GNOME, mas ele tem sido estendido para ser usável com outros projetos. Um arquivo de “coleção de módulos” pode ser hospedado em um servidor web, permitindo regras de compilação independente do projeto do JHBuild.
JHBuild pode compilar módulos de uma variedade de fontes, incluindo repositórios CVS, Subversion, Bazaar, Darcs, Git e Mercurial, assim como arquivos Tar e Zip hospedados em sites web ou FTP. JHBuild pode compilar módulos usando uma variedade de sistemas de compilação, incluindo Makefiles de Autotools, CMake, WAF, Python Distutils e Perl.
JHBuild não tem a intenção de ser uma substituição dos sistemas de gerenciamento de pacotes das distribuições. Em vez disso, ele torna mais fácil compilar software em um prefixo de instalação separado sem interferir no resto do sistema.