Instalando um programa miniaturizador

O gerenciador de arquivos do GNOME, o Nautilus, pode exibir miniaturas específicas para cada arquivo em vez de ícones genéricos em sua lista de arquivos. Um documento de processador de textos, por exemplo, pode aparecer como uma versão pequena da primeira página do documento. Isso é útil porque permite aos usuários que vejam uma representação em pequena escala dos dados visíveis de seus arquivos, ajudando-os a lembrar se aquele é o arquivo pelo qual procuram. Você pode fazer seu aplicativo criar essas miniaturas em poucos passos simples.

Um miniaturizador é um programa sem interface de usuário que aceita um arquivo e um tamanho em pixels como argumentos, e grava uma miniatura do arquivo. O GNOME determina qual programa miniaturizador usar com base no tipo MIME do arquivo para o qual a miniatura será gerada. O mapeamento entre os tipos MIME e os programas miniaturizadores é armazenado como uma série de chaves do GConf.

Para cada tipo MIME com os qual você queira lidar, você deve criar um par de chaves do GConf:

/desktop/gnome/thumbnailers/application@x-exemplo/enable

Tipo: boolean. Determina se esse miniaturizador será executado. Você pode habilitar ou desabilitar cada miniaturizador específico. Naturalmente, quando você instala um novo miniaturizador, você deve definir o valor dessa chave como true.

/desktop/gnome/thumbnailers/application@x-exemplo/command

Tipo: string. O comando que o GNOME vai usar quando precisar gerar uma miniatura de um arquivo do tipo application@x-exemplo. O valor pode ser, por exemplo, "application-x-exemplo-miniaturizador %i %o %s". Veja abaixo para uma explicação dos sinais de percentual.

Dessa forma, cada tipo MIME necessita de duas chaves do GConf (enable e command) no mesmo caminho. O nome do caminho pode ser derivado do tipo MIME substituindo um "/" por um "@". Por exemplo, um miniaturizador para image/x-meu-formato" precisaria de duas chaves: /desktop/gnome/thumbnailers/image@x-meu-formato/enable e /desktop/gnome/thumbnailers/image@x-meu-formato/command.

Dentro da chave command, o GNOME vai procurar pelas seqüências de percentual e substituí-las com os valores reais:

%i Nome do arquivo de entrada. Esse é o arquivo que o seu miniaturizador precisa ler.
%u URI de entrada. Se o seu miniaturizador puder lidar com URIs em vez de simples nomes de arquivo, use %u em vez de %i.
%o Nome do arquivo de saída. É nele que seu miniaturizador deve gravar a miniatura em formato PNG.
%s Tamanho da miniatura como um inteiro simples. Se for substituído por 128, por exemplo, isso significa que seu miniaturizador deve gerar uma imagem com 128×128 pixels ou menos.

Ou %i ou %u deve aparecer em seu comando, e %o também é obrigatório. A substituição %s é opcional, mas recomendados que seu miniaturizador preste atenção a ela também.

2.2.1 Informações adicionais

Como um parâmetro de configuração adicional, você pode ativar a chave booleana /desktop/gnome/thumbnailers/disable_all para desabilitar a geração de todas as miniaturas.