Padrões e freedesktop.org
Muitas das tarefas de integração desse guia estão baseadas em padrões que são relevantes não apenas para o GNOME. Outros ambientes, como o KDE ("K Desktop Environment"), também usam esses padrões: se você integrar seus aplicativos ao GNOME, deverá ter pouco ou nenhum trabalho para fazê-los ser executados nesses outros ambientes também.
Criar um aplicativo perfeito é um sentimento maravilhoso. Grande ou pequeno, você vai querer que seu aplicativo seja reconhecido pelo ambiente, e que eles interajam de forma adequada. Com múltiplos ambientes de trabalho disponíveis, o melhor para seu aplicativo é integrar-se bem ao maior número possível deles. Mesmo que não sejam regras oficiais, existe um conjunto de especificações disponíveis no freedesktop.org.
Mesmo não sendo um organismo formal de normatização, o freedesktop.org mantém um conjunto de diretrizes informais mas acordadas. Quando seguidas, essas diretrizes permitem aos aplicativos que se integrem aos ambientes de trabalho em conformidade.