Prefácio
O GNOME é um projeto para construir, apenas com software livre, um ambiente completo e uma plataforma de desenvolvimento de software. Várias empresas, governos, escolas, instituições e indivíduos implantaram o GNOME em seus sistemas. Se você for um fornecedor independente de software (ISV — Independent Software Vendor) ou um desenvolvedor independente de software (ISD — Independent Software Developer), você pode querer garantir que seu software seja executado adequadamente sob o GNOME. Esse guia explica como integrar software preexistente com o GNOME, sem ter que reescrever o software para usar as ferramentas de desenvolvimento ou as bibliotecas da plataforma do GNOME.
Esse guia será útil nas seguintes situações:
- Você é um desenvolvedor ou distribuidor de software e tem um aplicativo que não foi criado para ser usado no especificamente GNOME, mas você quer garantir que o aplicativo seja executado confortavelmente dentro do ambiente GNOME.
- Você é um administrador de sistemas de uma instituição que implantou o ambiente GNOME para os usuários. Você também tem aplicativos legados ou produzidos internamente, e quer que seus usuários do GNOME sejam capazes de acessá-los confortavelmente.
- Você está escrevendo um aplicativo para o GNOME, e quer uma lista básica do que conferir para garantir que seu aplicativo se integre bem com o resto do ambiente.
Esse guia é basicamente sobre como integrar software preexistente em um ambiente GNOME. Por outro lado, se você está considerando escrever software novo, nós o encorajamos a desenvolvê-lo tendo completamente o GNOME como plataforma alvo. Por favor, vá para o site dos desenvolvedores do GNOME para mais informações.
Uma das maiores preocupações do GNOME é a experiência do usuário. Os usuários devem ter um ambiente de computação confortável: isso significa um ambiente completo e um conjunto de aplicativos que trabalhem em conjunto de uma forma consistente. Com relativamente pouco trabalho, aplicativos que não foram escritos explicitamente para o GNOME podem passar a ser executados confortavelmente em um ambiente de trabalho GNOME.