Projete para as pessoas
Lembre-se que o propósito de qualquer aplicativo de software é permitir que um grupo de pessoas realize um conjunto específico de tarefas. Então, as primeiras coisas a estabelecer quando projetar seu aplicativo são:
- quem são seus usuários
- o que deseja possibilitá-los a fazer
Por exemplo, você pode estar projetando um aplicativo que irá possibilitar engenheiros (de software, elétricos ou mecânicos) a criar diagramas. Você pode estar projetando um aplicativo que irá possibilitar administradores de sistema a configurar e monitorar um servidor web. Você pode estar projetando um aplicativo que irá ajudar alunos do ensino fundamental a estudar matemática.
O importante é que você conheça seu público, e entenda tanto suas metas quanto as tarefas necessárias para alcançar essas metas. Existe um grande número de designers de interação profissionais que escrevem livros e ministram cursos sobre métodos de design que podem ajudar neste processo, muitos dos quais são extremamente úteis - veja a para uma seleção. A maioria desses métodos, entretanto, reduzem-se a maneiras específicas de entender seus usuários, entender as tarefas que deseja ajudá-los a realizar, e encontrar maneiras de admitir essas tarefas no seu aplicativo.