Introdução
Este documento diz como criar aplicativos que pareçam adequadas, comportem-se corretamente, e se encaixem como um todo na interface de usuário do GNOME. É escrito para designers de interfaces, artistas gráficos e desenvolvedores de software que criarão aplicativos para o ambiente GNOME. Tanto recomendações específicas em como fazer uso eficaz dos elementos da interface, e a filosofia e os princípios gerais de design por trás da interface do GNOME serão abordados.
Estas diretrizes são destinadas a ajudá-lo a projetar e escrever aplicativos fáceis de utilizar e consistentes com o ambiente de trabalho GNOME. Seguir estas diretrizes trará muitos benefícios:
- Usuários aprenderão a usar seu programa mais rápido, pois os elementos de interface irão parecer e se comportar do modo que estão acostumados.
- Usuários novatos e avançados semelhantemente serão capazes de realizar tarefas rapida e facilmente, pois a interface não será confusa ou tornará as coisas difíceis.
- Seu aplicativo terá uma aparência atraente que se encaixa com o resto da área de trabalho.
- Seu aplicativo continuará com uma boa aparência quando usuários mudarem temas, fontes e cores do área de trabalho.
- Seu aplicativo será acessível para todos os usuários, incluindo aqueles com deficiências ou necessidades especiais.
Para ajudá-lo a alcançar essas metas, estas diretrizes cobrirão elementos básicos da interface, como usá-los e colocá-los juntos eficientemente, e como fazer seu aplicativo se integrar bem com o ambiente de trabalho.
As recomendações aqui foram construídas em aspectos de design que funcionaram bem em outros em outros sistemas, incluindo Mac OS, Windows, Java e KDE. Ao mesmo tempo, retêm um sabor único do GNOME.
Seguir as diretrizes fará seu trabalho mais fácil, e não mais difícil!