Elementos gráficos
- Guia de accessibilidade para desenvolvedores GNOME
- O que é acessibilidade?
- Diretrizes de interface de usuário para suporte a acessibilidade
Forneça opções para personalizar a apresentação de todos os elementos gráficos importantes em seu aplicativo. Isso facilitará para pessoas com dificuldades visuais ou cognitivas para suar.
- Não codifique os atributos gráficos, tal como espessura de linha, borda ou sombra. Esses elementos idealmente devem ser lidos a partir do tema de gerenciador de janelas ou GTK. Se isso não for possível, forneça opções dentro de seu aplicativo para alterá-los.
- Provide descriptive names for all interface components. GTK provides default accessible descriptions for many GTK widgets, but you will still need to add your own in some cases, such as for widgets that use graphics instead of text (e.g. a well in a color palette, or an icon without a label). Consider overriding the defaults with more helpful or application-specific descriptions where possible.
- Permita que elementos gráficos multicores (ex.: ícones de barra de tarefas) sejam mostrados em monocromáticos, se possível. Essas imagens monocromáticas devem ser mostradas nas cores de primeiro plano e de plano de fundo do sistema, as quais os usuários terão escolhidos para eles mesmos (por suas escolhas de tema GTK) para máxima legibilidade.
- Torne os elementos interativos da GUI facilmente identificáveis. Por exemplo, não faça o usuário flutuar o mouse sobre um objeto para determinar se ele é clicável ou não. Deixe espaço suficiente entre objetos e delineie claramente os limites do objeto. Não mostre elementos da GUI que parecem bonitos, mas que não servem para nada, a menos que você também forneça uma opção para desligá-los.
- Forneça uma opção para ocultar gráficos que não transmitam informações essenciais. Imagens gráficas podem ser distrativas para usuários com algumas deficiências cognitivas. Os ícones no menu de pé do GNOME, por exemplo, podem ser desligados enquanto deixa os menus completamente funcionais.