Foco do teclado

Mostrar a posição do foco do teclado claramente em todos os momentos é importante, tanto para usuários com deficiências de visão quanto para “usuários avançados” que preferem usar o teclado e não o mouse. Nunca deve haver confusão quanto ao controle que o controle na área de trabalho tenha foco em qualquer momento. Você deve poder deixar seu computador com foco em qualquer widget em seu aplicativo, depois desligar e telefonar para sua namorada ou caminhar até o cachorro até você se esquecer de qual widget você deixou. Quando você retornar, você deve saber imediatamente o widget.

Um indicador de foco visual é uma representação de áudio da posição do cursor em relação aos outros objetos na área de trabalho. Isso permite que o usuário se mova entre objetos de forma interativa à medida que o foco muda. O foco visual deve ser programaticamente exposto a tecnologias assistivas. Observe que, na maioria dos casos, este é tratado automaticamente pelo ATK, sem exigir que você faça qualquer trabalho adicional. No entanto, você precisará estar ciente deste requisito ao redigir seus próprios widgets personalizados, por exemplo.

  • Inicie o foco no controle mais comum. Se nenhum controle em uma janela for considerado “mais” útil, inicie o foco no primeiro controle na janela quando essa janela for aberta. O foco não deve ser iniciado nos botões OK ou Cancelar de uma caixa de diálogo, mesmo que sejam os controles mais usados, pois eles sempre podem ser ativados imediatamente pressionando Enter ou Escape.
  • Mostre o foco de entrada atual claramente em todos os momentos. Lembre-se de que em controles que incluem um elemento de rolagem, nem sempre é suficiente para destacar apenas o elemento selecionado dentro dessa área de rolagem, pois pode não ser visível. Veja Exemplos de foco do teclado.
  • Mostre o foco de entrada apenas na janela ativa. Oculte todos os indicadores de foco visual primário em todas as janelas que não tenham foco e ativação. Se uma única janela tiver painéis separados, apenas um painel deve ter o indicador de foco e os indicadores de foco devem estar ocultos em todos os outros painéis. Se for importante continuar a mostrar qual item em uma lista não focada é selecionado, por exemplo, use um indicador de foco secundário. Veja Exemplos de foco do teclado.
  • Forneça feedback adequado quando o usuário tentar navegar após o fim de um grupo de objetos relacionados. Ao navegar uma lista, por exemplo, parar com feedback de áudio geralmente é preferível a mover o foco de volta para o primeiro objeto na lista. Caso contrário, os usuários que são cegos ou têm baixa visão podem não perceber que eles voltaram ao início. No caso de uma pesquisa de texto em um documento, uma caixa de diálogo pode aparecer para indicar que o final do documento foi alcançado e perguntar se você deseja retomar a busca no início do documento.
  • Reproduza o sinal de aviso de áudio ou visual padrão do sistema quando o usuário pressiona uma tecla inadequada ou quando uma tecla de navegação não consegue mover o foco. Por exemplo, quando o foco está no primeiro caractere em um campo de texto e o usuário pressiona a tecla de seta para a esquerda, ou o usuário tenta executar múltiplas seleções em uma única seleção de diálogo. (Note que os usuários com dificuldades de audição devem ser capazes de configurar um equivalente visual do sistema ao som de aviso padrão.)