Geral

Todos nós ficamos frustrados se não pudermos encontrar um recurso em um aplicativo ou se cometermos um erros dos quais leva alguns minutos para recuperar, se for possível recuperar. Se você tem algum tipo de deficiência, as chances são de que as penalidades de esforço e tempo envolvidas serão muitas vezes pior. Seguir umas diretrizes básicas pode ser útil para evitar esses tipos de situações para todos os usuários.

  • Forneça “Desfazer” para toda ação que altera os dados do usuário ou as configurações do aplicativo. Se possível, forneça mais de um nível de desfazimento e refazimento, e uma lista de histórico para permitir pré-visualização de quais ações serão desfeitas.
  • Forneça comandos para restaurar configurações padrões. Se uma configuração em particular poderia tornar o aplicativo completamente não usável para um indivíduo (ex.: tornando as fontes pequenas demais), seria útil fornecer uma opção para restaurar as configurações padrões fora do aplicativo em si. Isso poderia ser feito usando uma opção de linha de comando, por exemplo.
  • Ajude a evitar que os usuários façam coisas erradas. Isso é particularmente importante para ações que poderiam ser feitas por acidente (ex.: ações com o mouse) ou que não podem ser facilmente desfeitas (ex.: sobrescrever um arquivo). Considere usar diálogos de confirmação ou forçar o usuário a ir para um modo em particular para realizar ações potencialmente destrutivas.
  • Minimize a carga de memória dos usuários. Por exemplo, deixe o usuário ver múltiplos documentos de uma só vez e assegure-se de que ajuda on-line e outras instruções possa permanecer visíveis enquanto elas carregarem o procedimento sendo descrito. Permita-os copiar qualquer informação que é exibida, cole-a em qualquer lugar em que dados podem ser inseridos.
  • Não faça usuários inserirem discos. Dependendo de uma deficiência específica do usuário, ele pode achar difícil inserir ou alterar fisicamente um disco ou identificar o disco correto em primeiro lugar. Se seu aplicativo é instalado a partir do CD-ROM, forneça uma opção de copiar todos os arquivos que serão exigidos para o disco rígido do usuário.
  • Não coloque funções frequentemente usadas muito adentro em uma estrutura de menu. Esteja você usando um mouse, teclado ou algum outro dispositivo de entrada, itens de menu profundamente aninhados devem ser evitados. Assim como o esforço de lembrar onde localizá-los, eles são sempre muito difíceis e gastam tempo para acessar.
  • Não leve usuários por meio de etapas desnecessárias. Por exemplo, assistentes são úteis para usuários que tem dificuldade em lidar com grande quantidade de opções de uma só vez, mas outros usuários podem precisar minimizar a quantidade de tempo ou teclas pressionadas que eles usam. Tais usuários se beneficiam de serem capaz de pular etapas desnecessárias ou de irem diretamente à etapa que eles desejam. Considere fornecer um botão Finalizar em assistentes que pula direto para o fim e presume as respostas padrões para as etapas intermediárias. Se o processo possui muitas etapas, considere perguntar ao usuário no começo se ele deseja seguir por todos as etapas, apenas aquelas mais comumente usadas.