O que é acessibilidade?
Acessibilidade significa ajudar pessoas com deficiências a participar em atividades substanciais da vida. Isso inclui trabalho, e o uso de serviços, produtos e informações. GNOME inclui bibliotecas e uma infraestrutura de apoio que permitem que pessoas com deficiências utilizem todas as funcionalidades do ambiente de usuário GNOME.
Em conjunto com tecnologias assistivas se necessário – interfaces de vozes, leitores de tela, dispositivos de entrada alternativos, e por aí vai - pessoas com deficiências permanentes ou temporárias podem, portanto, usar o ambiente e aplicativos do GNOME. Tecnologias assistivas também são úteis para pessoas usando computadores fora de casa ou escritório. Por exemplo, se você estiver preso no tráfego, você pode usar entrada e saída de voz para verificar seus e-mails.
Tecnologias assistivas recebem informações de aplicativos via a API do Accessibility Toolkit (ATK), ou kit de ferramenta de acessibilidade, a qual pode ser encontrada no módulo atk nos repositórios do GNOME. Por o suporte à API de acessibilidade ser compilado nos widgets do GNOME, seus programas GNOME deve funcionar razoavelmente bem com tecnologias assistivas com nenhum esforço extra de sua parte. Por exemplo, tecnologias assistivas podem ler automaticamente os rótulos dos widgets que você normalmente definiria em seu programa (ex.: com chamadas de função do GTK, tais como gtk_label_set_text() ou gtk_button_new_with_label()). Elas também podem descobrir se há algum texto de dica de ferramenta associada com um widget e usá-la para descrever o widget para o usuário.
Com um pouco de esforço extra, porém, você pode fazer seu programa funcionar ainda mais suave com tecnologias assistivas. Além de ajudar usuários individuais, isso também tornará seu produto mais atrativo para os mercados governamental e educacional, muitos dos quais agora exigem em lei que seus aplicativos seja acessíveis.
- 1.1. Tipos de deficiências
- 1.2. Como a acessibilidade funciona no GNOME
- 1.3. Início rápido para desenvolvedores
- 1.4. Criando um aplicativo acessível para o GNOME – Visão geral
- 1.5. Diretrizes de codificação para suporte a acessibilidade
- 1.6. A API de acessibilidade
- 1.7. Exemplos que usam a API de acessibilidade
- 1.8. Criando componentes acessíveis personalizados
- 1.9. Diretrizes de interface de usuário para suporte a acessibilidade