Navegação do teclado
- Guia de accessibilidade para desenvolvedores GNOME
- O que é acessibilidade?
- Diretrizes de interface de usuário para suporte a acessibilidade
Uma interface de usuário de teclado bem projetada representa um papel chave quando você está projetando um software acessível. Usuários cegos podem navegar no software com muito mais eficiência usando o teclado porque o uso do mouse depende de um feedback visual da localização do ponteiro do mouse. Além disso, o comprometimento de mobilidades pode impedir que o usuário navegue com sucesso usando o mouse por causa da precisa habilidade de controle motor fino que é necessário.
Portanto, é importante disponibilizar todas as ações de mouse a partir do teclado e incluir o acesso do teclado às barras de ferramentas, menus, links e botões. Toda função que seu aplicativo fornecer deve estar disponível usando apenas o teclado. Oculte seu mouse enquanto você está testando seu aplicativo, se necessário!
A maioria das funcionalidades deve ser fácil de tornar acessível usando aceleradores e mnemônicos de teclado e usando os recursos de navegação embarcados do kit de ferramentas. Porém, as operações que dependem de arrastar e soltar, por exemplo, podem exigir mais esforço.
- Forneça acesso eficiente de teclado a todos os recursos de aplicativo. Alguns usuários podem não ser capazes de usar um mouse e muitos “usuários avançados” preferem usar o teclado mesmo assim. Também, alguns dispositivos de entrada especializados para tecnologia assistiva podem simular eventos de teclado em vez de eventos de mouse. Já que digitar é difícil ou até mesmo doloroso para alguns usuários, é importante fornecer uma interface de teclado que minimiza o número de pressionamentos de tecla exigidos para quaisquer tarefas dadas.
- Use uma ordem lógica de navegação de teclado. Ao navegar por uma janela com a tecla Tab, o foco do teclado deve mover entre controles em uma ordem previsível. Em localidades ocidentais, isso normalmente é da esquerda para direita e de cima para baixo.
- Garanta a ordem correta de tabulações para controles cujo estado habilitado é dependente de caixa de seleção, botão de opção ou botão de alternância que possui controles dependentes, não dê foco automaticamente ao primeiro controle dependente; em vez disso, deixe o foco no botão.
- Não sobrescreva recursos existentes de acessibilidade em nível de sistema. Por exemplo, AccessX é uma extensão do Xserver que tem suporte desde o X11R6. Os recursos de MouseKeys (teclas de mouse) desta extensão permite movimento e cliques de botão de mouse serem simulados usando o teclado numérico. Portanto, você não deve adicionar recursos a seu aplicativo que possam ser acessados apenas pressionando teclas no teclado numérico, já que usuários que dependem do recurso MouseKeys não poderão usá-los.
- Forneça mais do que um método para realizar tarefas de teclado quando possível. Alguns usuários podem achar algumas teclas ou combinações de teclas mais fáceis para usar do que outras.
- Forneça ambos acessos de teclado e mouse para funções quando possível. Alguns usuários podem apenas ser capazes de usar mouse ou teclado, mas não ambos.
- Não atribua distâncias estranhas para operações de teclado frequentemente realizadas. Algumas pessoas podem apenas ser capazes de usar uma mão no teclado, então atalhos que possam ser usados com uma mão são preferíveis para operações comuns. De qualquer forma, ter que frequentemente alcançar teclas longes ou de difícil acesso no teclado pode aumentar tensão muscular para todos usuários, aumentando o risco de dor ou dano.
- Não exija uso repetitivo de pressionamentos de teclas simultâneos. Alguns usuários só são capazes de pressionar e manter pressionada uma tecla por vez. Tecnologias assistivas tal como AccessX pode permitir que usuários pressionar teclas sequencialmente em vez de simultaneamente, mas isso significa, é claro, que a operação levará mais tempo para concluir.
- Certifique-se de que qualquer texto que possa ser selecionado com o mouse também possa ser selecionado com o teclado. Isso é uma conveniência para todos usuários, mas especialmente para aqueles cujo controle fino do mouse é difícil.
- Certifique-se de que objetos que possam ser redimensionados ou movidos usando arrastar e soltar também possam ser movidos com o teclado. Por exemplo, ícones e janelas na área de trabalho. Onde a precisão de redimensionamento ou colocação for potencialmente importante, como, por exemplo, formas em um diagrama, considere também fornecer um diálogo no qual você possa digitar coordenadas, ou uma forma de anexar objetos a uma grade definível pelo usuário.
- Não use funções de navegação geral para disparar operações. Por exemplo, não use navegação básica de teclado com Tab em um diálogo para ativar quaisquer ações associadas com um controle.
- Mostre menus, janelas e dicas chamáveis por teclado próximo ao objeto aos quais eles estão relacionados. No GNOME 2.0, usuários pode chamar menus suspensos com Shift+F10 e dicas de ferramentas com Shift+F1. Porém, não oculte ou obscureça completamente o objeto ao qual o menu ou a dica se refere.