GOK (teclado em tela do GNOME)

A informação nesta página está parcialmente desatualizada: Caribou do GNOME 3 substitui com sucesso o gok do GNOME 2.

Seu aplicativo deve ser usável através do gok; a entrada de tecla deve ser gerada inteiramente pelo gok, e não no teclado. O objetivo aqui seria trabalhar com seu aplicativo e a área de trabalho em geral, garantindo que qualquer tipo de entrada de caractere possa ser executada com o teclado na tela.

O aplicativo gok vem com o ambiente GNOME, então já deve estar presente. Para a documentação completa, veja o site oficial do gok.

Siga essas etapas para verificar a operação correta do gok com seu aplicativo:

  1. Inicie uma sessão no ambiente GNOME

  2. Execute gok

  3. Inicie seu aplicativo

  4. Forneça entrada ao seu aplicativo com um dispositivo de apontamento (por exemplo, mouse ou tracker principal) e gok.

  5. Trabalhe usando os recursos de autocompletamento e previsão de palavras de gok.

  6. Verifique se o gok ativa ou desativa os botões de Menus e Barras de ferramentas baseado no tipo de aplicativo que é invocado; por exemplo, os botões de Menus e Barras de ferramentas são desabilitados para o miniaplicativo “Propriedades de fonte”, mas os mesmos botões são ativados para o aplicativo Gedit.

  7. Verifique se o teclado em tela do gok fornecido pelo botão Compor pode ser usado para digitar em qualquer texto para o aplicativo selecionado; execute Gedit, clique na área de texto e então clique no botão de Compor no gok. Selecione as teclas necessárias do teclado em tela. Os caracteres devem aparecer na área de texto do Gedit.

  8. Verifique se o botão Inicializar permite que o usuário inicie qualquer um dos aplicativos Terminal, Navegador web ou Editor de texto.

  9. Verifique se o botão Ativar permite que o usuário ative qualquer das janelas de aplicativos atualmente em execução no sistema do usuário, incluindo painéis do GNOME e o ambiente do GNOME.

  10. Verifique se o botão Menus lista todos os menus disponíveis no aplicativo atual. Verifique se clicar no botão de menu exibe o submenu e itens de menu contidos no submenu. Finalmente, verifique se clicar em um item de menu ativa o item de menu. Por exemplo, clique no aplicativo Navegação de ajuda e clique no botão Menus. A janela do GOK agora exibe os botões Arquivo, Ir e Ajuda (os menus do Navegador de ajuda). Clique no botão Arquivo e ele exibe os botões Nova janela e Fechar janela (itens de menu).

  11. Verifique se o botão Barras de ferramentas lista todos os botões disponíveis na barra de ferramentas do aplicativo. Por exemplo, clique no aplicativo Navegador de ajuda e clique no botão Barras de ferramentas. A janela GOK agora exibe os botões Voltar, Avançar e Início.

  12. Verifique se o botão Capturar UI mostra todos os itens de objetos para a janela do aplicativo selecionado. Por exemplo, abra o miniaplicativo “Propriedades de fonte” e clique no botão Capturar UI na janela GOK. A janela do aplicativo GOK deve mostrar os nomes de botões no miniaplicativo – Sans, Sans-serif, Fechar e Ajuda.