Criando um aplicativo acessível para o GNOME – Visão geral

Se seu aplicativo usa apenas widgets GTK padrão, você provavelmente terá que fazer um pouco ou nada para criar seu aplicativo (razoavelmente) acessível. Mas cuidado com objetos em sua GUI que não possuem descrição textual associada a eles, tais como botões gráficos ou indicadores de estado que não possuem rótulos ou dicas.

Provavelmente, você também pode melhorar nas descrições padrões fornecidas por alguns widgets, e adaptá-las para aquele propósito específico em seu aplicativo. Você deve adicionar ou alterar as descrições textuais para esses widgets com a chamada de função ATK adequada, de forma que uma tecnologia assistiva possa descrever seu propósito ou estado para o usuário. Veja Diretrizes de codificação para suporte a acessibilidade para mais informações.

Se seu aplicativo usa widgets personalizados, você pode ter que fazer algum trabalho para expor as propriedades dos widgets para as tecnologias assistivas. Veja Criando componentes acessíveis personalizados e Exemplos que usam a API de acessibilidade para mais informações. Informações detalhadas adicionais podem ser localizadas na apresentação de Marc Mulcahy no GUADEC 2002, "Tornando aplicativos do GNOME acessíveis" (em inglês).