Interação do mouse

Lembre-se que nem todo mundo pode usar um mouse com igual dexteridade e que alguns usuários podem ter dificuldade em ver ou seguir o ponteiro do mouse.

  • Não dependa da entrada dos botões 2 ou 3 do mouse. Além de ser fisicamente mais difícil de clicar, alguns dispositivos de apontamento e muitos dispositivos de tecnologia assistiva oferecem suporte apenas ao botão 1. Algumas tecnologias assistivas podem até nem emular o mouse, mas geram eventos de teclado.
  • Permita que todas as operações sejam canceladas. O pressionamento da tecla Esc deve cancelar qualquer operação do mouse em progresso, tal como arrastar e soltar um arquivo em um gerenciador de arquivos, ou desenhar uma forma em um programa de desenho.
  • Forneça um feedback visual por toda uma operação de arrastar e soltar. Na medida em que o mouse passa por alvos válidos, realce-os e altere o ponteiro do mouse. Use o ponteiro de mouse “não soltar” ao passar por cima de alvos inválidos para soltar. Veja Exemplos de interação do mouse.
  • Não altere o ponteiro do mouse, nem restrinja o movimento do mouse a uma parte da tela. Isso pode interferir com tecnologias assistivas, e é geralmente confuso mesmo para usuários que não dependem delas.
  • Não faça dos alvos de mouse pequenas demais. Em geral, alvos de mouse devem pelo menos do tamanho da “área quente” em volta da borda redimensionável da janela no atual tema/gerenciador de janelas – tenha em mente que um usuário com destreza ou visão prejudicada pode estar usando um gerenciador de janelas com áreas maiores do que o padrão.