Tempo

As interfaces nas quais as coisas aparecem, desaparecem ou ocorrem de acordo com um limite de tempo codificado são muitas vezes um obstáculo para a acessibilidade. Alguns usuários podem ler, digitar ou reagir muito lentamente em comparação com outros. Se a informação que eles exigem está escondida antes de terminarem com ela ou obscurecida por outras informações que não foram solicitadas explicitamente, seu aplicativo ficará muito frustrante ou mesmo impossível de usar.

  • Não codifique um tempo limite ou outros recursos baseados no tempo. Os exemplos incluem a rolagem automática ao arrastar um objeto para a borda de uma janela, mantendo pressionado o botão da barra de rolagem ou expandir automaticamente um nó de árvore quando um objeto é arrastado sobre ele e mantido por um curto período de tempo. Estes devem ser personalizáveis no aplicativo, no centro de controle do GNOME ou, na pior das hipóteses, editáveis manualmente a partir da linha de comando por meio de um arquivo de configuração ou entrada do GConf.
  • Não mostre ou oculte informações de forma breve com base no movimento do ponteiro do mouse. (Exceção: recursos fornecidos pelo sistema, como dicas de ferramentas, que o usuário pode configurar em um nível de todo o sistema). Se você deve fornecer esses recursos, torná-los opcionais para que os usuários possam desligá-los quando um utilitário de revisão de tela estiver instalado.