Introdução ao ATK, AT-SPI, GAIL e GTK+

ATK é o kit de ferramenta que o GNOME usa para habilitar acessibilidade para usuários precisando de suporte extra para fazer a maioria de sua computação. ATK é usado por ferramentas tais como leitores de tela, ampliadores e dispositivos de entrada para permitir uma interação rica com o ambiente por meio de alternativos. Veja o projeto SourceForge do ATK e a biblioteca ATK para mais informações.

AT-SPI é a interface de serviço principal pela qual as tecnologias assistivas consulta ou recebem notificações de aplicativos em execução. A API completa pode ser explorada aqui. Material adicional está disponível na comunidade de desenvolvimento de acessibilidade do KDE.

GAIL (GNOME Accessibility Implementation Library) é uma implementação das interfaces de acessibilidade definidas pelo ATK. GTK é um kit de ferramentas que já é mapeado para ATK pelo módulo GAIL. Licença, download e outras informações podem ser encontradas aqui. O código-fonte do GAIL também serve como um excelente tutorial para usado avançado do ATK. Além disso, você pode estar interessado no manual de referência do GAIL.

GTK+ é uma biblioteca para criação de interfaces gráficas de usuário. Ela funciona em várias plataformas do tipo UNIX, Windows e em dispositivos de framebuffer. GTK+ é lançado sob a Licença Pública Geral de Biblioteca GNU (GNU LGPL), a qual permite licenciamento flexível de aplicativos de cliente. GTK+ possui uma arquitetura orientada a objeto baseada no C que permite uma flexibilidade máxima. Bindings para outras linguagens foram escritas, incluindo C++, Objective-C, Guile/Scheme, Perl, Python, TOM, Ada95, Free Pascal e Eiffel.

Para informações adicionais e aprofundadas sobre GTK/GTK+, veja o manual de referência do GTK+, a seção do GTK no guia do ATK, o tutorial do GTK+ 2.0 hospedado pelo GNOME e as perguntas frequentes do GTK+.