Fontes e texto
- Guia de accessibilidade para desenvolvedores GNOME
- O que é acessibilidade?
- Diretrizes de interface de usuário para suporte a acessibilidade
Até mesmo para um usuário com visão normal, a saída textual fornece a maioria de informações e feedback na maioria dos aplicativos. É, portanto, crítico escolher e posicionar o texto cuidadosamente na tela, e deixar a escolha da fonte e tamanho par ao usuário, para garantir que as pessoas com dificuldades visuais também possam usar seu aplicativos efetivamente.
- Não defina por código os estilos e tamanhos da fonte. O usuário deve ser capaz de ajustar todos os tamanhos e tipos de fonte. Se por algum motivo você não puder disponibilizar esta funcionalidade, nunca defina no código qualquer tamanho de fonte menor que 10 pontos.
- Forneça opções para desligar quaisquer “backdrops” gráficos ou “marcas d'água” atrás do texto. Tais imagens interferem com o contraste entre o texto e seu plano de fundo, que podem causar dificuldade para usuários com dificuldades visuais.
- Rotule objetos com nomes que farão sentido quando retirados do contexto. Usuários que dependam de leitores de tela ou tecnologias assistivas similares não necessariamente serão capazes de entender imediatamente a relação entre um controle e o que está em volta dele.
- Não use o mesmo rótulo mais de uma vez na mesma janela. Se você usa o mesmo rótulo em janelas diferentes, ajudará se significarem a mesma coisa em ambas janelas. Além disso, não use rótulos que são escritos diferentemente, mas tem o mesmo fonética, como “acento” e “assento”, pois isso poderia ser confuso para usuários que dependam de leitores de tela.
- Posicione rótulos de forma consistente por todo seu aplicativo. Isso normalmente significa imediatamente abaixo de ícones grandes, imediatamente à direita de ícones pequenos, e imediatamente acima ou para a esquerda de outros controles. Veja Exemplos de fontes e texto.
- Quando você usar texto estático para rotular um controle, termine o rótulo com um caractere de dois pontos. Por exemplo, Nome de usuário: para rotular um texto no qual o usuário deve digitar seu nome de usuário. Isso ajuda a identificá-lo como um rótulo do controle em vez de um item de texto independente.
- Quando você usar texto estático para rotular um controle, certifique-se que o rótulo preceda imediatamente aquele controle na ordem de Tab. Isso vai garantir que o mnemônico (caractere sublinhado) que você atribui ao rótulo vai mover o foco ou ativar o controle correto quando pressionado.
- Forneça alternativas a WYSIWYG. Alguns usuários podem precisar imprimir texto em uma fonte pequena, mas editar em uma fonte de tela maior, por exemplo. Alternativas possíveis incluem exibir todo texto na mesma fonte e tamanho (ambos os quais são escolhidos pelo usuário); uma opção “quebra-de-texto” que permite que você leia todo o texto em uma janela sem ter que rolar horizontalmente; uma visão de única coluna que mostra o conteúdo da janela em uma única coluna mesmo se for imprimido em múltiplas colunas; e uma visão somente texto, na qual gráficos são mostrados como marcadores de lugar e descrições de texto. Se o aplicativo possuir painéis com controles internos, considere permitir que os painéis sejam redimensionados junto com a janela pai.
- 1.9.5.1. Exemplos de fontes e texto